terça-feira, 24 de junho de 2008

ORIGEM DA FESTA JUNINA



Festa juninas ou santos populares são uma celebração brasileira e portuguesa, de origem européia. Historicamente, está relacionada com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "festa de São João".

Ela festeja no Brasil importantes santos católicos:

* Santo Antônio (13 de junho)
* São João (24 de junho)
* São Pedro (29 de junho)
* São Paulo (29 de junho)
* São Marçal (30 de Junho)

Em Portugal, estas festas são conhecidas pelo nome de santos populares e correspondem a diferentes feriados municipais: Santo António, em Lisboa, São Pedro no Seixal, São João, no Porto, em Braga e em Almada.

No Brasil, recebeu o nome de junina (chamada inicialmente de joanina, de São João), porque acontece no mês de junho. Além de Portugal, a tradição veio de outros países europeus cristianizados dos quais se oriundam as comunidades de imigrantes, chegados a partir de meados do século XIX. Ainda antes, porém, a festa já tinha sido trazida para o Brasil pelos portugueses e logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

Festas de São João são ainda celebradas em alguns países europeus católicos, protestantes e ortodoxos (França, Portugal, Irlanda, os países nórdicos e do Leste europeu). As fogueiras de São João e a celebração de casamentos reais ou encenados (como o casamento fictício no baile da quadrilha nordestina) são costumes ainda hoje praticados em festas de São João européias.
(fonte: wikipédia)

quinta-feira, 19 de junho de 2008

A "DIVA" DA ÓPERA...

Cecilia Bartoli (Roma, 4 de junho de 1966) é uma cantora lírica mezzo-soprano italiana e uma popular intérprete de óperas e recitais.

Conhecida por seus papéis em óperas de Mozart e Rossini, Bartoli também é uma aclamada intéprete de cantos barrocos. Diferentemente da maioria de cantores de ópera, Bartoli tornou-se mundialmente célebre muito jovem, ainda com menos de vinte anos de idade. Entre os seus títulos, contam-se o de Cavalieri de Itália e de Chevalier des Arts et des Lettres, atribuído pelo governo francês. Cecilia Bartoli foi eleita Membro Honorário da Real Academia de Música em Londres e Accademico Effetivo di Santa Cecilia em Roma.
(Fonte:Wikipédia)

Cecilia Bartoli é uma grande cantora, intérprete e artista. Com certeza sua dedicação para com seus estudos, suas pesquisas foi de 100% de entrega.

Podemos perceber em seus concertos, o sentimento passado através de sua expressão corporal. E que expressão diga-se de passagem!!! (...)

Por quê não nos dedicamos desta mesma maneira a Deus? Por quê não nos dedicamos desta maneira em busca de nossa Salvação em Jesus?

Tem um versículo o qual eu gosto muito que é:
I Corintios 10:31 "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus."
Este versículo nos diz que desde os simples gestos, como beber um copo d'água, ou fazer um café, temos de fazer o nosso melhor sempre lembrando que estamos o fazendo para Louvar e Glorificar o nosso Deus! O Deus que nos ama, nos dá o ar que respiramos sem nada cobrar!

Apreciem um pouco desta diva e reflitam sobre como agimos no nosso dia a dia e o que podemos fazer para melhorar nossa conexão com Deus!

quarta-feira, 18 de junho de 2008

100 ANOS DE IMIGRAÇÃO JAPONESA

A imigração japonesa no Brasil começou no início do século XX, como um acordo entre o governo japonês e o brasileiro. O Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão. São cerca de 1,5 milhão de pessoas.[1] O uso do termo nikkei (日系) é, atualmente, usado para denominar os japoneses e seus descendentes.


O Japão vivia, desde o final do século XIX, uma crise demográfica. O fim do feudalismo deu espaço para a mecanização da agricultura. A pobreza passou a assolar o campo e as cidades ficaram saturadas. As oportunidades de emprego tornaram-se cada vez mais raras, formando uma massa de trabalhadores rurais miseráveis. No Brasil, por sua vez, estava faltando mão-de-obra na zona rural. Em 1902, o governo da Itália proibiu a imigração subsidiada de italianos para São Paulo (a maior corrente imigratória para o Brasil era de italianos).

As fazendas de café, principal produto exportador do Brasil na época, passaram a sentir a falta de trabalhadores com a diminuição drástica da chegada de italianos. O governo brasileiro, então, precisou encontrar uma nova fonte de mão-de-obra. Desta vez, decidiu-se por serem atraídos imigrantes do Japão.

Com a eclosão da I Guerra Mundial, os japoneses foram proibidos de emigrar para os Estados Unidos, eram mal-tratados na Austrália e no Canadá. O Brasil tornou-se um dos poucos países no mundo a aceitar imigrantes do Japão. (Fonte: Wikipédia)

No decorrer destes anos podemos perceber a contribuição dos japoneses no Brasil. Desde a culinária, cultura, economia até na área da medicina como, por exemplo, a acupuntura, que hoje em dia já é considerada medicina alternativa.

A história de adaptação dos japoneses é cheia de sofrimento e dor, pois vieram para o Brasil em busca de riquezas porém as dificuldades surgiram no momento em que se viram encurralados com as dívidas e se viram impossibilitados de voltar para o Japão.

O resultado disso foi que a presença nipônica no Brasil não desapareceu e até hoje deixa suas marcas.

sábado, 7 de junho de 2008

DECISÃO


Cristo tomou uma decisão! Decidiu se sacrificar para que nós tivéssemos a chance de escolher a salvação, a vida eterna ao lado do Criador!!!

E para esse sacrifício valer a pena temos que fazer nossa escolha, temos que decidir a quem vamos seguir! Deus nos fez a sua imagem e semelhança para demonstrar o seu imenso AMOR, nos entregou seu único filho para nos demonstrar a sua MISERICÓRDIA, inspirou a muitos na escrita da Bíblia para nos mostrar a SUA PALAVRA!!!

Deus é eterno, clemente e misericordioso!!! E derrama as suas benção constantemente sobre nós! Para que nós a recebamos temos que estar com nosso coração e mente sempre voltados para Ele, para o Criador do céu e da terra e de tudo que existe!

VAMOS ABRIR NOSSO CORAÇÃO PARA QUE DEUS POSSO ATUAR EM NOSSAS VIDAS!

"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo."(Apocalipse 3:20)

terça-feira, 3 de junho de 2008

CIENTISTAS REGENERAM DEDO


Cientista norte-americanos conseguiram descobrir um pó que fez crescer o dedo de um homem que teve o mesmo cortado por uma hélice de um avião miniatura. Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh desenvolveram um pó especial que estimulou as células do dedo ao redor da parte decepada a crescerem. Veja vídeo sobre o assunto.

Hoje em dia já vemos dedos se regenerando, pesquisas de células-tronco, e muitas das quais Ellen White, uma profetiza da Igreja Adventista do Sétimo Dia, já havia profetizado.

Em uma de suas revelações, ela diz que chegará uma época em que a medicina estará evoluída de tal forma que o homem vai desejar, vai implorar a sua morte.

Temos que estar em constante busca da conexão de nossa mente e nosso coração com Deus e também com Jesus, pois Ele é o nosso mediador, é o nosso advogado enquanto estivermos nesse planeta. Ele veio para nos salvar e nos dar a vida eterna.

Deus entregou seu único filho, o cordeiro para que Ele tirasse o pecado do mundo, fez isso por amor a nós. Para a nossa salvação ser completa basta que aceitemos Jesus como nosso Salvador!

Vão ter momentos em que a vida não lhe será mansa, haverão dificuldades, crises familiares, crise financeiras, mas se sua mente estiver conectada com o Salvador, elas serão superadas.

II Corintios 4:6 - Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.

E é com esse pensamento que devemos seguir, orando sem cessar para que nossa vitória junto ao Salvador seja garantida!

Cibele Ferrari: TEORIA DE DARWIN

Cibele Ferrari: TEORIA DE DARWIN