terça-feira, 2 de setembro de 2008

PARAOLIMPÍADAS EM PEQUIM

Jogos Paraolímpicos

Os Jogos Paraolímpicos são o equivalente aos Jogos Olímpicos, com provas restritas a atletas com deficiências físicas, visuais ou mentais. A partir de 2000, porém, os deficientes mentais foram excluídos dos jogos. [1]

Em 1948, Sr Ludwig Guttmann organizou uma competição envolvendo veteranos da II Guerra Mundial com lesões na medula; Em 1952 juntaram-se a esses jogos competidores dos Países Baixos, desse modo internacionalizando o evento.

Os primeiros jogos para atletas com deficiências organizados à imagem dos Jogos Olímpicos realizaram-se em Roma, em 1960, e ficaram conhecidos como Jogos Paraolímpicos. Os primeiros Jogos Paraolímpicos de Inverno realizaram-se em Örnsköldsvik, na Suécia, em 1976.

A partir de 19 de Junho de 2001, foi assinado um acordo entre o Comité Olímpico Internacional e o Comité Paraolímpico Internacional que determina que os Jogos Paraolímpicos serão realizados em paralelo com os Jogos Olímpicos.

Os últimos Jogos Paraolímpicos foram os IX Jogos Paraolímpicos de Inverno, realizados em Turim, na Itália, entre 10 de Março e 19 de Março de 2006.

ALGUMAS MODALIDADES NAS PARAOLIMPÍADAS...

Arco e Flecha- Destina-se a deficientes motores, com paralisia cerebral, amputados e Les Autres.
Atletismo-
Participam nas provas atletas com todos os tipos de deficiência, nos gêneros masculino e feminino.

Basquete em cadeira de rodas- Destinada a portadores de deficiência física motora, em cadeira de rodas, nas categorias masculina e feminina.
Bocha- Destinada a pessoas com paralisia cerebral ou dificuldade motora e utilizadores de cadeira de rodas.
Ciclismo- Atletas com paralisia cerebral, deficientes visuais e amputados. Atletas cegos competem em bicicletas duplas, com um guia.
Esgrima- Destina-se a portadores de deficiência física motora, em cadeira de rodas, nas categorias masculina e feminina.
Futebol de 5- Praticado por atletas cegos.
Futebol de 7- Praticado por atletas com paralisia cerebral (PCs).
Goalball- Destina-se para pessoas portadoras de deficiência visual.
Veja mais clicando aqui.

Nenhum comentário: